VÍDEOS
FOTOS

Histórico da Igreja Assembleia de Deus em Carmo do Paranaíba – MG.

             Em nossa região o evangelho Pentecostal “Assembleia de Deus,” chegou primeiro na cidade de Arapuá, em 1944, através dos irmão Nicanor Gonçalves de Melo e Abrão Gonçalves de melo, vindos de Goiás, enviados pelo Pastor Divino Gonçalves.

            Nicanor, Abrão e Divino, filhos de Arapuá, mudaram para Goiás e lá aceitaram a mensagem pentecostal. Impulsionados pelo Espírito Santo, voltaram a sua terra natal, anunciando a mensagem que aceitaram...Houve muitas conversões. No início os cultos eram realizados nas casas dos novos crentes; Dos irmãos: Manoel Antônio dos Santos e Miguel Gonçalves de Oliveira (Pontos provisórios). Houve muitas perseguições, os irmãos foram apedrejados, ensangüentados por professarem sua fé e realizar cultos ao ar livre. Depois de organizada a Congregação, o irmão Abrão regressa pra Goiás.  A Igreja Matriz, em Madureira, Rio de Janeiro, enviou o Pastor Manoel José De Mendonça, acompanhado de sua família, para assumir a direção do trabalho.

             Em 15 de outubro de 1944, foi realizado o primeiro batismo  em Arapuá. Sendo 41 novos convertidos que desceram ás águas. Deus abençoou, o trabalho foi crescendo e começou a se expandir. 

              Passaram-se 13 anos...Nos meados de 1957, o Pastor Osmar dos Santos Moura, sente em seu coração o mesmo que os Irmãos Nicanor e Abrão sentiram; direcionado pelo Espírito Santo, sai de Arapuá, sua terra natal, a caminho das cidades de Carmo do Paranaíba, Lagoa Formosa e Patrocínio, levando a mensagem pentecostal; saía de Arapuá a cavalo, enfrentando dificuldades e perigos. Encontra Lázaro cota da Silva e família, que as abrem as portas da sua casa, para realizar cultos a Deus em Carmo do Paranaíba. Pastor Osmar, conhece o irmão Antônio Portilho e a irmã Sabastiana Gomes, e unem-se as forças, pois, Irmão Antônio Portilho já era conhecedor do evangelho. Novos horizontes se abrem...em 1958, chega em Carmo, o Presbítero Pedro Alves de Sousa, esposa Geralda e filhos, vindos de Goiás.

             Pelos olhos espirituais, viram necessidade de morar em Carmo do Paranaíba. Pastor Osmar entendendo o trabalhar de Deus, deixa os trabalhos aos cuidados do Presbítero Pedro Alves de Sousa; Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa, o trabalho continuou nas casas, praças e salão alugado.          

              Em 21 de setembro de 1958 foi realizado o primeiro batismo em Carmo, data esta que registra o batismo dos pioneiros irmãos: Antônio Ramos Portilho e Sebastiana Gomes Portilho, a casa deste casal era local de cultos. Os Irmãos Jorge Araújo, Tereza Maria de Jesus, e o filho Hélio Araújo, os quais haviam se convertido na cidade de Ibiá no ano de  1955, passaram pelas águas batismais, na cidade Rio Paranaíba, Congregação de Arapuá, pelo pastor Elói, em março de 1959. O filho José Wilson Araújo, foi batizado primeiro, os outros não tinham idade de se batizarem. Essa família mudou para Carmo do Paranaíba, sem saber dos projetos de Deus, na vida de cada um...Chegaram no tempo de Deus, pois o trabalho era urgente. As bençãos de Deus eram visíveis, almas se rendendo á Cristo. Surgiu necessidade de um templo.

Com a benção de Deus, a coragem do Pastor  Pedro, o amor e esforço dos irmãos, iniciaram a construção, dia 11 de junho de 1971.

Em novembro de 1976, o Pastor José Wilson Araújo, junto de sua família assumiu o trabalho.

              Dando continuidade, concluiu o templo que estava semi-acabado; à Rua Vigilato Rodrigues, 354.   A inauguração foi realizada dia 20 de outubro de 1977.

                 Em 1985, Pastor José Antônio Gabriel, assumiu a liderança da igreja acompanhado de sua família.   

    Em 1988, Hélio Araújo, assumiu a liderança da igreja acompanhado de sua família.

      Pastor Hélio vendo a necessidade de um templo maior, exercitando a fé, junto dos obreiros e toda igreja, dia 12 de setembro 1998, dá início a construção de um novo templo, a Rua Santo Antônio, 210. Bairro Vilage Veth.

 

     Sua inauguração dia 16 de agosto de 2011. O campo de Carmo do Paranaíba conta com 20 congregaçãoes: Lagoa Formosa, Serra do Salitre, Santana de Patos, Cruzeiro da Fortaleza, Brejo Bonito, Catiara, Limeira, Major Porto, Areados, Catulés, Quintinos, Fazenda  Dr. Coffee, Cuscuzeiros, Bairro Niterói, Bairro Santa Cruz, Arapuá, Tiros, Rio Paranaíba, Chaves e Olhos D”Água.  Com aproximadamente 300 obreiros, aproximadamente 1.500 membros.